MEU INSS – COMO FAZER O CADASTRO

LOGOTIPO DO PORTAL MEU INSS

CADASTRAMENTO PASSO A PASSO

Este tutorial vai mostrar de forma simples o passo-a-passo de como se cadastrar no portal MEU INSS e ter acesso à informações previdenciárias e serviços oferecidos pelo INSS, como extrato de contribuições, extrato de pagamento de benefícios, simulador de aposentadoria, agendamento de perícias, emissão da GPS, dentre outras funcionalidades.

Vamos então ao passo-a-passo do primeiro acesso, lembrando que o cadastro poderá ser feito via computador, tablet ou celular. As instruções são as mesmas:

1) Digite “Meu INSS” no Google e acesse o site, esta é a tela inicial que irá aparecer:

2) Clique no botão “Cadastrar Senha” e depois em “Crie sua conta gov.br”:

3) O sistema irá oferecer as opções de cadastro, basta clicar na opção desejada. A opção recomendável para pessoas que não possuem certificado digital é utilizando o Número do CPF:

4) Digite o CPF e o seu nome completo nos campos indicados, depois assinale “Li e estou de acordo com os Termos de uso” e  “Não sou um robô”. Clique depois em “Avançar”:

5) O sistema então fará 3 perguntas sobre o usuário para confirmar a autenticidade. Veja o exemplo abaixo:

Observação:  Somente será possível avançar para a próxima tela se todas as perguntas forem respondidas corretamente. Se houver alguma resposta errada o sistema bloqueia o cadastro e só irá liberar nova tentativa de acesso no dia seguinte.

6) Respondida corretamente todas as perguntas o sistema irá oferecer duas opções para envio do código de validação do seu cadastro, por SMS (mensagem de celular) ou e-mail. Marque a opção que seja de mais fácil acesso. Informe o e-mail ou o número do seu celular, conforme a escolha feita, clique depois em “Avançar”:

Observação:  Se optar por receber o código via SMS (mensagem de celular), não esqueça de digitar o código DDD da sua área. Exemplo: celular em Porto Alegre/RS digite 5199999-9999, Florianópolis/SC digite 4899999-9999, Curitiba/PR digite 4199999-9999.

7) O sistema irá enviar imediatamente um SMS ou e-mail informando o código de validação do seu cadastro. Retorne à tela do MEU INSS, digite esse código e clique em “Avançar” para seguir a última etapa do cadastro.

8) A última etapa é o cadastramento da senha de acesso. A senha deve ter no mínimo 8 caracteres e deve ter números e símbolos, obrigatoriamente. O sistema não valida senhas contendo 3 sequências do mesmo caractere ou senhas consideradas “fáceis”, então é normal o sistema recusar as primeiras tentativas.

Clique ao final em “Concluir

9) Feito o cadastro da senha de acesso o sistema irá retornar a tela nº 2, então basta o usuário colocar seu CPF e na tela seguinte colocar a senha cadastrada.

10) No primeiro acesso o sistema irá mostrar a tela abaixo em que o usuário deverá completar seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Recomenda-se ao usuário que faça essa atualização, esses dados são importantes para o INSS.

Feita a atualização de dados, clique no link “Minha área” localizado na parte de cima da tela para acessar suas informações previdenciárias no portal MEU INSS.

11) O sistema irá pedir algumas autorizações e na sequência fará 5 perguntas que o usuário terá que responder para liberar o acesso. São perguntas sobre o histórico profissional do usuário, por isso recomenda-se que o usuário tenha em mãos sua Carteira de Trabalho.

Observação:  Somente será possível avançar para a próxima tela se todas as perguntas forem respondidas corretamente. Se houver alguma resposta errada o sistema bloqueia o cadastro e só irá liberar nova tentativa de acesso no dia seguinte.

12) PRONTO! Seu acesso está liberado para acessar todos os serviços oferecidos pelo portal MEU INSS.

Caro LEITOR(A), esperamos que esse tutorial tenha sido útil para você. Caso tenha alguma sugestão de melhoria ou correção nas informações, especialmente porque os websites oficiais estão em constante modificação, pedimos que envie e-mail para advogado@camilottimonteiro.com.br para que possamos manter sempre atualizado o conteúdo.

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